Diferença de estrutura de trabalhos acadêmicos.

Ao final de um curso de graduação ou pós-graduação lato sensu (especialização) ou stricto sensu (mestrado e doutorado) o aluno precisa apresentar à instituição de ensino um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, que pode ser uma MONOGRAFIA, um ARTIGO CIENTÍFICO ou outra modalidade de estudo. Antes, porém, a quase totalidade das instituições exigem a apresentação de um PROJETO DE PESQUISA (também denominado em algumas instituições de PRÉ PROJETO ou MATRIZ). Mas, afinal, o que distingue um estudo do outro? Vamos falar um pouco sobre?​​​​​​

​​​​​​​TCC é a expressão que se usa para designar o Trabalho de Conclusão de Curso, que pode ser de graduação ou pós-graduação. Portanto, ao concluir uma graduação em Direito, por exemplo, tem-se que apresentar um TCC, que pode ser na modalidade MONOGRAFIA ou ARTIGO CIENTÍFICO. 


E o mesmo ocorre com o mestrado, quando se apresenta uma DISSERTAÇÃO, e o doutorado, quando o TCC é na modalidade de TESE. E antes da apresentação de qualquer dessas modalidades, tem-se o PROJETO DE PESQUISA.


PROJETO DE PESQUISA

O projeto de pesquisa é na verdade um planejamento, um “esboço” do trabalho de conclusão de curso, o qual se define problema de pesquisa, objetivos, metodologia, dentre outras questões importantes à elaboração do TCC.

O projeto conta em média com 10 a 15 laudas (páginas digitadas e formatadas dentro das normas da ABNT), apresentando, via de regra, os seguintes elementos:

- Capa

- Folha de rosto

- Sumário

- Introdução

- Problemática

- Justificativa

- Objetivo Geral

- Objetivos Específicos

- Fundamentação Teórica

- Metodologia

- Cronograma de Execução

- Referências
​​​​​​​

Os elementos acima elencados podem sofrer alterações a depender da estrutura adotada pela instituição de ensino.


ARTIGO CIENTÍFICO

O artigo científico é modalidade de pesquisa muito pedido para concluir uma pós-graduação, uma vez que nele apresenta-se resultados de um trabalho que pode ser apenas de natureza bibliográfica ou também contar com estudo de campo.

O artigo científico conta em média com 15 a 20 laudas, sendo dividido basicamente em introdução, desenvolvimento e conclusão, embora em algumas instituições se exija uma estrutura mais detalha, senão vejamos:
​​​​​​​

- Título

- Informações do (s) autor (es) e da instituição

- Resumo

- Introdução

- Método

- Resultados

- Discussão

- Conclusão

- Referências


MONOGRAFIA

A monografia é um estudo sobre um único tema, ou seja, uma pesquisa mais aprofundada sobre um determinado assunto, tendo uma estrutura mais completa e mais detalhada, tendo em média 40 laudas, embora algumas instituições exijam um trabalho com 50 páginas ou mesmo 70. Portanto, o aluno deve sempre estar atendo às exigências da instituição de ensino.

A monografia apresenta os seguintes elementos:
​​​​​​​

- Capa

- Folha de rosto

- Folha de Aprovação

- Dedicatória

- Agradecimentos

- Epígrafe

- Lista de Tabelas (opcional)

- Lista de Siglas (opcional)

- Lista de Imagens (opcional)

- Resumo

- Abstract

- Sumário

- Introdução

- Desenvolvimento (dividido em capítulos)

- Conclusão (ou considerações finais)

- Referências

- Anexos (opcional)

- Apêndice (opcional)

DISSERTAÇÃO

A dissertação é a modalidade de trabalho de conclusão do curso de Mestrado, e é caracterizada pela forma com que o autor explana sobre um determinado tema, fundamentando seu estudo em outros preexistentes, fatos e dados que balizam a pesquisa.

A estrutura da dissertação não difere da monografia, embora a quantidade de laudas seja maior, em torno de 100 à 150.

TESE

A tese é o trabalho de conclusão de curso de Doutorado, trabalho no qual o autor justifica uma ideia, uma hipótese e tem por objetivo “provar” o quanto essa ideia colabora para o meio acadêmico em sua área, no que pode contribuir para o conhecimento acadêmico.

A estrutura também é a mesma da monografia, embora conte com em média 150 à 300 laudas.

Em suma, após a apresentação do PROJETO DE PESQUISA, tem-se início a fase de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, que pode ser na modalidade ARTIGO CIENTÍFICO ou MONOGRAFIA, em se tratando de graduação e pós-graduação lato sensu. E para a conclusão do mestrado o aluno apresenta a DISSERTAÇÃO, enquanto que para o doutorado é a TESE o trabalho de conclusão de curso apresentado.

Essas informações são para você entender um pouco melhor sobre as diferenças de estruturas, se ainda estiver com dúvida, não hesite em entrar em contato. Estaremos a disposição para atende lo.